mapa de viagem: programação

A jornada começou no dia 18 de julho de 2015!

Os Escritores na Estrada já percorreram Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba. Agora, vão para o Rio de Janeiro!

No caminho, queremos conhecer outros escritores, leitores, fazer amigos. Organizar leituras, dar cursos e bater papo. Se quiser nos sugerir algo, entra em contato.

06-07-2015-09-28-36-escritores-hd.

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO – RIO DE JANEIRO

 

14/08, sex: Saída de SP

Deixaremos o ar poluidíssimo e toda a secura. Mais uma vez, a van poesia pede passagem.

 

15/08, sáb: Oficina de criação e bate-papo com escritores

O sábado é nosso dia cheio no Rio de Janeiro. Teremos uma oficina de criação literária e um bate-papo com escritores.

  • Oficina de criação literária na Casa Amarela às 10h. Cada participante passará por 5 oficinas consecutivas – a cada uma das estações, um tema e metodologia diferentes. A ideia é que cada pessoa possa ser provocada a escrever sobre perspectivas distintas e sobre assuntos diferentes. Inscrições por email: escritoresnaestrada@gmail.com. A Casa Amarela fica na R. Babilônia, 18A, Tijuca.
  • Bate-papo com escritores na Casa Porto às 16h, seguido de lançamento dos livros dos autores do projeto. Confirmadas as presenças dos escritores Alex Castro, Augusto Guimaraens Cavalcanti, Daniel Ribas, Dodô Azevedo, Francesca Cricelli, Sergio Cohn, assim como integrantes do Clube de Leitura e o Grupo Livre de Criação Literária. Largo de São Francisco da Prainha, 4.

 

*   *   *

JULHO 2015 – RUMO SUL

NOSSO PERCURSO POR FLORIPA, POA E CURITIBA

 

18/7, sab: Lançamentos em São Paulo

A Renata veio do Rio de Janeiro: este é o grande dia em que ela e a Jeanne lançaram seus livros pela Editora Patuá, respectivamente Vaca e outras moças de família (livro de contos) e Miolos frescos (poesia). Os outros escritores na estrada estavam por lá para tietar as amigas, festejar e distribuir abraços. O artista plástico Eduardo Nasi esteve presente ilustrando, uma a uma, as capas de Miolos Frescos. E, como ninguém é de ferro e a gente gosta mesmo é de festa, a DJ Francine Emilia Costa foi para brilhar e fazer uma discotecagem suave e dançante. O local de lançamento é um lugar importante afetivamente para nós:

  • Bar Las Magrelas, que agora fica na R. Arthur de Azevedo, 922, Pinheiros, um bar-bicicletaria. O lançamento ocorre a partir das 16h (e termina quando a Talita decidir fechar o bar).

 

19/7, dom: Saída de SP, rumo Florianópolis

POSTS: Começa a jornada, Minha dose de drama, Aliados e inimigos

Deixamos longe São Paulo, com pouca bagagem. O plano original era ir para Morretes, mas fizemos a puxada direto até Floripa. Chegamos cantando. Não poderia ser diferente.

 

20/7, seg: Leitura na Sambaqui em Florianópolis

POSTS: Sobre Ontem, Cruzando pontes

Chegada: Floripa! A meteorologia nos foi grata, céu azul e ventos afáveis. Nosso primeiro evento público:

  • Leitura no bar da Cervejaria Sambaqui, a partir das 19h, no Santa Mônica, Av. Madre Benvenuta, Posto BR. Fica próximo à UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Procuramos a Sambaqui, pois o dono, Filipe Costa, é conhecido incentivador das artes. Tivemos as honrosas presença do João Amado e da Rita Paschoalin.

 

21/7, ter: Curto Circuito Criativo no SESC Prainha

POST: E no Sesc Prainha…

Seguimos em Floripa. Conhecemos o Sebo Elemental, que fica no Calçadão João Pinto, 207 no Centro. No final do dia, tivemos a primeira oficina de criação literária:

  • Curto Circuito Criativo, oficina de criação literária. Das 19h às 21h30. Biblioteca SESC Prainha. Trav. Syriaco Atherino, 100, Centro. Inscrições gratuitas, realizadas antes da oficina. Foram oferecidas 32 vagas.

 

22/7, qua: Leitura em Porto Alegre: o Mondo Cane

POSTS: Notas sobre Encarnações, Porto Alegre: podcastzinho

Saída pela manhã para Porto Alegre. Neste dia, fizemos a primeira:

  • Leitura gaúcha no Mondo Cane, às 20h. É um bar que fica na R. João Alfredo, 325, Cidade Baixa.

Agradecemos muito o convite do Eduardo Da Camino. Por lá, encontramos o Gustavo Melo Czekster e o José Francisco Botelho. Foi uma noite muito bonita, com boas leituras, papos, ficção científica, nerdices, poesias e tudo o mais.

 

23/7, qui: Lançamentos gaúchos na Galeria Hipotética

POSTS: Notas sobre Encarnações, Porto Alegre: podcastzinho

Segundo dia em Porto Alegre. Estes é um dia importante, pois tivemos:

  • Lançamento de livros na Galeria Hipotética, na rua Visconde do Rio Branco, 431, a partir das 19h.

Todos levaram livros para serem apresentados. O Eduardo Nasi foi também, especialmente para ilustrar a capa do Miolos Frescos da Jeanne.

 

24/7, sex: Chegar em Curitiba

Foi dia de levantar e partir para Curitiba, a parte mais longa da viagem, para chegar lá só à noitinha. Nosso anfitrião é o escritor Ricardo Pontoglio.

 

25/7, sab: Bate-papo na Livraria e Curto Circuito Criativo

POSTS: Curitiba: o que teve? + A festa!

Sábado foi o nosso grande dia de atividades em Curitiba!

  • Às 11h, estivemos na Livraria Arte & Letra, Al. Presidente Taunay, 130, Batel, para um bate-papo com escritores. Conosco estiveram a Andreia Carvalho, Guilherme Gontijo, Ismar Tirelli, Lubi Prates, Marcia Pfleger, Mari Quarentei, Mariana, Ricardo Pontoglio, além do Thiago Tizzot, responsável pelo espaço.
  • Das 14h às 16h, fomos ao cenográfico espaço Das Nuvens para nossa oficina de criação literária: o Curto Circuito Criativo! Serão 20 vagas, inscrições gratuitas antes do evento. R. Cândido Lopes, 68, Centro.

no mais, como é de se esperar de um final de viagem saudosa, tivemos uma bela festa:

  • ao DUM DAY, conhecido festival de cerveja artesanal, no Museu Oscar Niemeyer.

 

26/7, dom: Barreado com Guilherme Gontijo Flores e retorno a SP

POST: Um pouquinho de tristeza

Nada de Domingão do Faustão! Visitamos o poeta e tradutor Guilherme Gontijo Flores, comemos barreado, prato típico de Morretes e fizemos uma entrevista. Quando o sol caiu, colocamos o pé na estrada de novo para chegar em São Paulo ainda antes da madrugada. Um tanto quanto calados e pensativos.

 

One thought on “mapa de viagem: programação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *